Manifestação foi encaminhada ao TSE.
O Ministério Púbico Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, na quarta-feira 12, informou a CNN Brasil. O órgão entendeu que houve “abuso de poder político”, por parte de Bolsonaro, ao ter interpelado o sistema eleitoral brasileiro, durante uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, no ano passado.
A manifestação, assinada pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação na qual o documento foi enviado está em sigilo, por determinação do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.
O parecer final do MPE, que veio logo depois da mais recente manifestação da defesa do ex-presidente, sugere que a investigação terminou. Cabe, agora, ao ministro relator da ação apresentar seu relatório sobre o caso, e escrever seu voto. Fica a cargo do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, marcar a data do julgamento do ex-presidente.
O abuso de poder político é uma conduta ilegal praticada na campanha eleitoral, e ocorre nas situações em que o acusado se vale de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor. A punição para este tipo de ilícito é a inelegibilidade por oito anos, período no qual o político não pode disputar eleições.
Edição: Ronaldo Ribeiro
Fonte: “Revista Oeste”
Nosso Grupo do Whats:
https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat
Últimas notícias mais lidas.
Farra na Rouanet – Governo Lula aumenta cachê para até R$ 10 milhões (individual) para captação.
Com aval de Lula, Stédile anuncia protestos e invasões do MST em todo o Brasil
Oposição no Senado põe para tramitar PEC que proíbe nomeações políticas nas estatais.
A rede atacadista Makro encerrará suas atividades no Brasil, fechará as últimas 24 lojas e deixará milhares de desempregados.
Cúpula do PT defende e já articula terceiro mandato seguido de Lula na Presidência do Brasil.
Vergonha Internacional – Diplomacia Ucraniana “passa pito” em Lula após Presidente Brasileiro falar besteira e se comportar como
“Anão Diplomático”.
Cúpula da Direita Europeia confirma participação de Bolsonaro em Maior Encontro da Direita Mundial, em Portugal.