Investigadores da Polícia Federal consideram pedir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se ele não voltar para o Brasil até abril.
A avaliação é que, se ele continuar nos Estados Unidos, pode configurar “evasão do distrito da culpa”, previsto no artigo 302 do Código de Processo Penal como requisito para justificar uma possível prisão cautelar de uma pessoa investigada.
Bolsonaro, que está na Flórida desde 30 de dezembro, é alvo de apuração do STF (Supremo Tribunal Federal) por suposto envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O caso das joias também foi uma ferramenta na mão da oposição para conseguir o que queriam.
Bolsonaro nega ter pedido ou recebido presentes ou ter cometido ilegalidade.
Fonte com acesso às investigações disse à coluna que existem duas escalas para chegar a Bolsonaro. No caso de 8 de janeiro, o caminho deve ser mais lento, porque não conseguiram encontrar nenhuma prova que levasse ao ex-presidente.
O caso das joias seria uma “escada rolante”, com provas que parecem mais próximas a Bolsonaro. Segundo essa fonte, agora só é preciso aguardar um posicionamento por parte do sistema de Justiça — polícia, Ministério Público e Judiciário —, porque “o flagrante está dado”.
Diante do cenário, a avaliação dos investigadores é que apenas uma eventual condenação do ex-Presidente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), poderia resultar numa possível inelegibilidade dele, perto do potencial estrago que as duas investigações criminais poderia se transformar.
Edição: Ronaldo Ribeiro
Fonte: “Terra Brasil Notícias”
Nosso Grupo do Whats:
https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat
Últimas notícias mais lidas.
Nadadora chora e denuncia. Foi obrigada a competir com mulher trans “com pênis”, perdi o título mundial e ainda tive que dividir banheiro com genitália dela à mostra; VEJA VÍDEO
Ministro de Lula consegue eleger esposa para cargo vitalício com salário de R$41.000 Reais no Tribunal de Contas da Bahia.
Almirante Garnier, ex-comandante da Marinha, já visto como símbolo de resistência contra a esquerda comunista brasileira.
Vem aí a “nova” Lei Rouanet, BEM mais generosa e liberal
https://jornalpublicidade.com.br/vem-ai-a-nova-lei-rouanet-bem-mais-generosa-e-liberal/
Em áudio vazado por subordinados, Comandante do Exército agrada Lula e Moraes afirmando que não houve fraude nas eleições. Ouça o áudio.
Tristes Tempos – Militares do Exército são flagrados em ato sexual no meio da mata, em plena Missão. Veja vídeo.
Obediência – Comando do Exército não vai divulgar “Ordem do Dia” de 31 de março que celebra implantação do Regime Militar.