A lei havia sido aprovada pelo Legislativo ucraniano em maio de 2015, mas só agora a Corte confirmou sua constitucionalidade.
A Corte Constitucional da Ucrânia, equivalente ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, confirmou a constitucionalidade de uma legislação que iguala o comunismo ao nazismo.
A lei, que bane a disseminação de símbolos que representem essas ideologias, causou diversos protestos na Rússia, informa o site RFERL.
Após a aprovação da legislação, em 2015, o ministro das Relações Exteriores russo acusou a Ucrânia de estar utilizando “métodos totalitários” para “dizimar partidos e organizações e atacar a liberdade de imprensa, de opinião e de consciência”.
No último mês, o site da Corte Constitucional publicou a decisão obrigando que “os regimes comunistas e nazistas” sejam tratados da mesma forma, como “estados policiais repressivos”.
“O regime comunista, assim como o regime nazista, causou danos irreparáveis para os direitos humanos durante toda a sua existência, sendo responsável pelas mortes de mais de 120 Milhões de seres humanos”, diz um trecho do texto da legislação.
Por: Laura Tatsumi
Fonte: Site – Corte Constitucional da Ucrânia
Há algum tempo venho pensando que deveria haver uma Lei como esta. Parabéns a Ucrânia. Os partidos conservadores poderiam seguir esse exemplo. O comunismo é um assassino impiedoso e se não o combatermos com veemência, ele aniquilará nossa civilização. O comunismo e contra nosso maior patrimônio, a Liberdade!!!!
Belas e precisas palavras.
Agradecemos a participação.
O Brasil precisa urgentemente ter uma Lei como essa. Nós os Brasileiros Trabalhadores, Patriotas e pessoas de Bem, só seremos Livres quando tivermos uma Lei que criminalize o Comunismo em nosso País!!!
Acredito que acabaria com 70% dos problemas dessa nossa terra.
Concordo plenamente. Ambos os regimes são totalitários.