Legislação foi proposta por Nikolas Ferreira quando ele ainda era vereador da capital mineira
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido), sancionou uma lei que proíbe a utilização da linguagem neutra ou não binária nas escolas da cidade. A infração pode resultar em medidas administrativas aplicadas às instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, localizadas na capital mineira. As especificações sobre como essa proibição será implementada dependem da publicação de um decreto.
Embora aprovado em abril, o projeto havia sido vetado pelo prefeito Fuad Noman (PSD); no entanto, esse veto foi derrubado posteriormente pela Câmara Municipal.
Através da publicação da lei número 11.581 no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte, neste sábado (19), foi estabelecida a proibição do uso e ensino da chamada linguagem neutra nas escolas públicas e particulares da cidade.
De acordo com a legislação, a linguagem neutra ou não binária é aquela que, por meio da alteração morfológica das palavras na comunicação oral e escrita, modifica o uso da norma culta da Língua Portuguesa e seus padrões linguísticos convencionais, com o objetivo de não atribuir gênero masculino ou feminino.
Essa abordagem foi criada com o propósito de incluir pessoas que se identificam como não binárias, de gênero fluido e transgênero, por exemplo.
GOSTA DE NOSSAS MATÉRIAS? Se possível CONTRIBUA COM 1, 2, 5 REAIS OU QUALQUER OUTRO VALOR. Precisamos de doações para manter as edições diárias e manutenção do site de forma gratuita. Chave Pix: publi-cidade@hotmail.com.
Essa nova lei, proposta inicialmente pelo ex-vereador e atual deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), veta a utilização do “e” como gênero neutro em substituição aos pronomes masculinos e femininos.
Nas redes sociais, Nikolas Ferreira afirmou: “Em BH, não tem mais ‘Elu’ e ‘Todes’. A língua portuguesa será respeitada. Que a minha lei seja exemplo para o Brasil.”
O uso da linguagem neutra ganhou popularidade em plataformas como as redes sociais. Nesse contexto, a palavra “todos” pode ser substituída por “todes”. Além disso, pronomes como “ile”, “dile”, “elu” e “delu” podem ser utilizados em lugar dos pronomes convencionais “ele”, “ela”, “dele” e “dela”, entre outras mudanças.
Vale lembrar que o estado de Rondônia também promulgou uma lei em 2021 que proibia o uso da linguagem neutra em instituições de ensino e em editais de concursos públicos. Entretanto, essa legislação foi suspensa pouco depois pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.
Em fevereiro deste ano, o plenário do STF declarou essa lei inconstitucional, por entender que a norma violava a competência legislativa da União para estabelecer normas gerais sobre as diretrizes e bases da educação.
Edição e atualização: Ronaldo Ribeiro
Fonte: “Terra Brasil Notícias / Gazeta Brasil”
Nosso Grupo do Whats:
https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat
Últimas notícias mais lidas.
URGENTE: Lei autorizava Bolsonaro a vender joias; apresenta Defesa. Veja qual.
“Mulher trans” levanta 200kg A MAIS do que 2ª colocada, bate recorde mundial e aumenta a revolta entre todas as atletas femininas da categoria.
SEPARATISMO – Zema tem quase 60% de apoio dos brasileiros, sobre desejo de coalizão da região Sul-Sudeste.
EUA – 120 mil crianças “morreram repentinamente”, diz Relatório confidencial do Centro de Controle de Doenças, após o lançamento das vacinas COVID-19.
GOSTA DE NOSSAS MATÉRIAS? Se possível CONTRIBUA COM 1, 2, 5 REAIS OU QUALQUER OUTRO VALOR. Precisamos de doações para manter as edições diárias e manutenção do site de forma gratuita. Chave Pix: publi-cidade@hotmail.com.
MACABRO – Médico atormentado, relata detalhes da “Extração de Órgãos” com “doador ainda vivo’ para VENDA DE ÓRGAOS HUMANOS.
Ministério da Saúde autoriza mudança de sexo para crianças a partir de 14 anos.
Lula afirma que irá intensificar doutrinação em escolas, seguindo orientações de Gramsci.
COVID – 92% das mortes em 2022 foram de pessoas triplamente vacinadas.
https://jornalpublicidade.com.br/covid-92-das-mortes-em-2022-foram-de-pessoas-triplamente-vacinadas/
DE NOVO – Lula bloqueia verba da Alfabetização, Transporte Escolar e Bolsas de Estudo.
GOSTA DE NOSSAS MATÉRIAS? Se possível CONTRIBUA COM 1, 2, 5 REAIS OU QUALQUER OUTRO VALOR. Precisamos de doações para manter as edições diárias e manutenção do site de forma gratuita. Chave Pix: publi-cidade@hotmail.com.
RUSSIA – Putin assina Lei que proíbe mudança de sexo e impede que transexuais adotem crianças.
UCRÂNIA: Zelensky diz que Lula está “ATRAPALHANDO A POSSIBILIDADE DE PAZ, E PECA REPETINDO AS FALAS DE PUTIN”.
Lula manda bloquear verba do Auxílio Gás de 2 milhões de beneficiários carentes.
CANCER – Sexo oral traz ENORME risco ao desenvolvimento de câncer na garganta, diz oncologista.
GRAVE – Zoofilia: Movimento LGBTQIA+ luta pela “Legalização do sexo com animais”. Marchas do Orgulho exigem que adicionem um Z na sigla.