O Partido pretende acertar na imagem, na força e no entendimento político das Forças Armadas.
A grande plataforma de onde foram lançadas as candidaturas militares em 2018 principalmente no Rio de Janeiro – cidade que tem a maior concentração de militares no Brasil – foi a intervenção federal gerenciada pelo general Braga Neto, à época Comandante Militar do Leste. Mirando acertar na força, na imagem e na politização das Forças Armadas, que atingiu seu auge no governo Bolsonaro, o Partido do Presidente Lula pretende alterar o artigo 142 da Constituição; delimitando, engessando assim os poderes das Forças Armadas. Mas, não é só isso.
A minuta exclui do caput do artigo 142 o trecho que diz que as Forças destinam-se “à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”, incluindo no local desse trecho que as Forças “destinam-se a assegurar a independência e a soberania do país e a integridade do seu território”.
A PEC acaba com as operações de Garantia da Lei e da Ordem (LGO), designando as Forças Armadas para unicamente colaborar em missões civis. A Proposta de Emenda à Constituição, que claramente pretende minar uma suposta base “ideológica” para candidaturas, traz também um “bônus”. Ela obriga os militares que quiserem exercer cargos públicos a irem direto para a reserva; além disso, veda o uso do cargo, função ou arma para qualquer intervenção política.
Esta última vedação já consta do Estatuto dos Militares (em seu art. 28, no capítulo que trata “Da Ética” militar). O objetivo do PT seria justamente atacar o movimento de politização das Forças ocorrido no governo Jair Bolsonaro.
Os formuladores do texto são os deputados Carlos Zarattini, Alencar Santana Braga e Rui Falcão, este último que deve ser o nome do partido para comandar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, colegiado por onde se iniciam as tramitações de toda PEC na Casa.
Edição: Ronaldo Ribeiro
Fonte: “Revista Sociedade Militar”
Nosso Grupo do Whats:
https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat
Últimas notícias mais lidas.
“Companheiro” Lewandowski retira investigação das doações ao Instituto Lula.
A pedido de Lula, STF decide que quem não quitar dívidas perderá Habilitação e Passaporte.
“Bolsonaro Argentino” lidera pesquisas, assusta peronistas e propõe livrar Argentina do caos.
Senadores articulam Projeto que derruba mandato vitalício de Ministros do STF e o limita a 8 anos.
Professor é flagrado ensinando a alunos que Jesus era ‘vagabundo e idiota’.
Novos Tempos – Igreja já pensa reconhecer Deus como ‘Gênero Neutro’.
https://jornalpublicidade.com.br/novos-tempos-igreja-ja-pensa-reconhecer-deus-como-genero-neutro/
Lula garante dinheiro para “países amigos” e corta crédito rural para safra 2022/2023.
Governo sugere fim de mototáxi no país.
https://jornalpublicidade.com.br/governo-sugere-fim-de-mototaxi-no-pais/
Os militares que trairam o povo e o Brasil, ficaram com as aparas da picanha, as inteiras e mais gordas estão com a Raia ( 5 mi) Dilma(300 mês ) e outros com presidências e diretorias bem mais rentaveis. Venderam a Pátria barato.