Senado: Projeto que fixa em 8 anos os mandatos do STF avança

CCJ irá designar um novo relator para a proposta

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode começar a analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019 que pede o fim do mandato vitalício para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto, assinado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), fixa em oito anos o mandato dos ministros do STF, sem direito à recondução. Para o senador, o novo texto é de grande relevância.

– Quando apresentei a PEC, em 2019, eu queria a mesma coisa que quero hoje: dar celeridade ao andamento da nomeação dos ministros e fixar o mandato em oito anos para que eles não se sintam semideuses, como alguns se sentem, para que eles tenham que decidir sabendo que são mortais – revelou Valério.

A PEC foi apresentada no primeiro ano do mandato do senador, para ele os ministros têm muito poder com o mandato vitalício e a aposentadoria compulsória aos 75 anos.

A CCJ iniciará o andamento da proposta, assim, nas próximas reuniões um relator deve ser designado para analisar a PEC e fazer um parecer sobre o texto, indicando se ele é ou não constitucional.

Valério pediu para que sua proposta avançasse na Casa, pois estava paralisada após a saída do senador Antônio Anastasia (PSD-MG) que era o relator designado para a PEC 35/2015 que tratava do mesmo assunto, mas estipulando o prazo de dez anos para os ministros.

Com o fim da legislatura e o arquivamento da PEC 35/2015, agora a PEC 16/2019 passa a ser analisada sozinha e aguarda a designação de um novo relator. 

Edição: Ronaldo Ribeiro

Fonte: “Folha da Política

Nosso Grupo do Whats:

https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat

 Últimas notícias mais lidas.

STJ decide que médico não pode denunciar prática de aborto de paciente.

https://jornalpublicidade.com.br/stj-decide-que-medico-nao-pode-denunciar-pratica-de-aborto-de-paciente/

URGENTE: Aliado de Lula, Pacheco avisa ao STF que não vai abrir CPI dos atos de 8 de janeiro.

https://jornalpublicidade.com.br/urgente-aliado-de-lula-pacheco-avisa-ao-stf-que-nao-vai-abrir-cpi-dos-atos-de-8-de-janeiro/

Adolescente se arrepende após ser submetido a mudança de sexo.

https://jornalpublicidade.com.br/adolescente-se-arrepende-apos-ser-submetido-a-mudanca-de-sexo/

No Governo Lula, desmatamento na Amazônia atinge a maior marca da história desde 2015.

https://jornalpublicidade.com.br/no-governo-lula-desmatamento-na-amazonia-atinge-a-maior-marca-da-historia-desde-2015/

RACHA – Clube Militar ignora abertamente determinação do Comandante do Exército e Lula, e terá grande comemoração do 31 de março com militares da Ativa e da Reserva de Alta Patente, descontentes com atual Gestão.

https://jornalpublicidade.com.br/racha-clube-militar-ignora-abertamente-determinacao-do-comandante-do-exercito-e-lula-e-tera-grande-comemoracao-do-31-de-marco-com-militares-da-ativa-da-reserva-de-alta-patente-descontentes-com-atual/

Nadadora chora e denuncia. Foi obrigada a competir com mulher trans “com pênis”, perdi o título mundial e ainda tive que dividir banheiro com genitália dela à mostra; VEJA VÍDEO

https://jornalpublicidade.com.br/lula-oferece-60-milhoes-e-muitos-cargos-para-barrar-cpmi-do-8-de-janeiro/

Em áudio vazado por subordinados, Comandante do Exército agrada Lula e Moraes afirmando que não houve fraude nas eleições. Ouça o áudio.

https://jornalpublicidade.com.br/em-audio-vazado-por-subordinados-comandante-do-exercito-agrada-lula-e-moraes-afirmando-que-nao-houve-fraude-nas-eleicoes-ouca-o-audio/

Tristes Tempos – Militares do Exército são flagrados em ato sexual no meio da mata, em plena Missão. Veja vídeo.

https://jornalpublicidade.com.br/tristes-tempos-militares-do-exercito-sao-flagrados-em-ato-sexual-no-meio-da-mata-em-plena-missao-veja-video/

Obediência – Comando do Exército não vai divulgar “Ordem do Dia” de 31 de março que celebra implantação do Regime Militar.

https://jornalpublicidade.com.br/obediencia-comando-do-exercito-nao-vai-divulgar-ordem-do-dia-de-31-de-marco-que-celebra-implantacao-do-regime-militar/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *