Nokia relança celular tijolão

O aparelho 6310 voltou em uma nova versão — com 3 opções de cores e o jogo da cobrinha. A novidade mostra que a empresa está apostando no mercado de feature phone. Entenda!

 

Há 20 anos, o Nokia 6310 — conhecido como tijolão por causa de sua boa resistência — era lançado. Foi um sucesso. O Snake, seu jogo da cobrinha, também ficou popular. 

Mas ele foi engolido pelas inovações dos smartphones. Agora, a boa notícia para os fãs da marca é que o aparelho voltou em uma nova versão — em 3 opções de cores: amarelo, preto e verde escuro — em comemoração aos vinte anos do lançamento.

Assinado pela HDM Global, atual dona da Nokia, o celular tem a aparência parecida com o antigo, com melhorias: tela curva, botões e menus maiores, câmera de 0.3 MP com flash, MP3 player e rádio AM. Além disso, a bateria (como a antiga versão) pode durar semanas entre as cargas. 

Num primeiro momento, parece apenas uma jogada de marketing para fazer barulho com a marca Nokia. No entanto, a estratégia pode ser ainda maior: marcar território no mercado de feature phone para fisgar o consumidor que quer passar menos tempo em frente às telas. Segue o fio para entender essa história:

O QUE É FEATURE PHONE?

São celulares básicos com algumas funções inteligentes. Em outras palavras, trata-se de um aparelho com menos recursos do que os smartphones. Podemos chamá-los de híbridos — já que une um pouco das características dos retrôs com a dos telefones inteligentes.

Geralmente, alguns modelos de features phones oferecem recursos como ligações, mensagens e rádio. Outros tipos têm câmera e wifi, mas com limitação de acesso aos buscadores, e-mails e aplicativos.

AS PESSOAS COMPRARIAM ESSES MODELOS?

Sim. Segundo o IDC, o número tem caído nos últimos anos, mas continua movimentando o mercado. Para você ter uma ideia, nos 3 primeiros meses de 2021 foram vendidos cerca de 706 mil feature phones, segundo dados do IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q1 2021.

De um lado, por causa do preço: eles são mais baratos do que os smartphones — embora a categoria tenha ficado 39% mais cara no ano passado, segundo a IDC Brasil — ainda assim é mais barato do que os celulares inteligentes. 

Do outro lado, para evitar o uso excessivo das redes sociais, as pessoas buscam se desconectar nos tempos livres, como em férias e viagens, por exemplo.

ESSE MODELO REPRESENTA O PASSADO OU FUTURO?

Se depender da Nokia e das startups que estão apostando no modelo, será passado, e também futuro. Prova disso é a Ligth Phone, startup americana fundada por Joe Hollier e Kaiwei Tang, que criou um celular sem redes sociais e pesquisas no Google. Um feature phone super básico, mas com design moderno (veja foto abaixo).

“A tecnologia de nosso aparelho foi intencionalmente projetada para você usá-lo o menos tempo possível”, diz a companhia. O motivo? Aumentar a qualidade de vida das pessoas. E não, você não leu errado. Vai na contramão das gigantes da tecnologia — que a cada lançamento trazem smartphones cheios de inovações que prendem o usuário.

“É um telefone, ele liga e envia mensagens de texto. Há um menu personalizável de ferramentas simples e painel para gerenciar tudo. Também tem fone de ouvido e bluetooth”, completa.

Além dessas empresas, outras como a Xiaomi também apostam na fabricação do feature phone. A própria Nokia tem outros modelos além do 6310. Será que a moda pega?

Edição: Ronaldo Ribeiro

Fonte: Sabrina Bezerra – Startse

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