No Governo Lula, desmatamento na Amazônia atinge a maior marca da história desde 2015.

O número de alertas de desmatamento durante o Governo Lula na Amazônia bateu recorde em fevereiro.

O acumulado de alertas sobre desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro foi o maior para o mês desde 2015, quando começou a série histórica. Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram 322 km² de área desflorestada, equivalente ao tamanho de Fortaleza (CE). O Mato Grosso foi o estado líder em áreas sob alerta, com 162 km², seguido de Pará e Amazonas, com 46 km² cada.

Os dados consolidados para o mês, atualizados nesta sexta-feira (10) na plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostram que foram gerados alertas para 321,97  km², um crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2022, quando os alertas indicaram desmatamento em 198,67 km². A área sob alerta em fevereiro de 2023 é maior do que a capital cearense, Fortaleza, e a pior de toda série histórica do INPE, que teve início em 2016.

Segundo Claudio Almeida, coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do INPE, uma parcela dos alertas gerados agora em fevereiro pode ser residual do mês anterior que agora pôde ser lido pelos satélites. Mas ele não representa a maior parte dos alertas gerados. “Fevereiro me surpreendeu”, disse. 

Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, concorda com o pesquisador do INPE. “Os números altos que nós estamos vendo agora se devem à falta de governança que continua a imperar na Amazônia, ao crime ambiental que ganhou muito poder na região em 2023”.

Segundo Astrini, não é possível fazer uma previsão de quando os números do Deter – programa do INPE que mede os alertas – vão baixar. Mas uma coisa é certa: o atual governo vai precisar correr em suas ações se não quiser amargar uma taxa anual de desmatamento tão alta – ou maior. 

O atual governo precisa encarar de frente que agora ele está numa corrida contra o tempo, porque ele tem apenas mais cinco meses para reverter essa situação. O tamanho do esforço que vai precisar ser feito para a reversão do cenário é gigantesco”, disse, em referência ao chamado calendário do desmatamento, que vai de 1º de agosto de um ano até 31 de julho do ano seguinte.

Desmatamento nos estados

Entre os estados que mais desmataram em fevereiro, Mato Grosso ganha disparado: neste estado, foram gerados alertas para 162 km² de floresta. Em segundo lugar no ranking aparece o Pará, com alertas gerados para 46 km², seguido por Amazonas, com 46 km², Roraima, com 31 km², Rondônia, com 28km², Acre, com  com 4 km² e Maranhão, também com 4 km².  Amapá e Tocantins não registraram alertas.

Edição: Ronaldo Ribeiro

Fonte: “Revista Oeste / Eco”

Nosso Grupo do Whats:

https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat

 Últimas notícias mais lidas.

RACHA – Clube Militar ignora abertamente determinação do Comandante do Exército e Lula, e terá grande comemoração do 31 de março com militares da Ativa e da Reserva de Alta Patente, descontentes com atual Gestão.

https://jornalpublicidade.com.br/racha-clube-militar-ignora-abertamente-determinacao-do-comandante-do-exercito-e-lula-e-tera-grande-comemoracao-do-31-de-marco-com-militares-da-ativa-da-reserva-de-alta-patente-descontentes-com-atual/

Nadadora chora e denuncia. Foi obrigada a competir com mulher trans “com pênis”, perdi o título mundial e ainda tive que dividir banheiro com genitália dela à mostra; VEJA VÍDEO

https://jornalpublicidade.com.br/lula-oferece-60-milhoes-e-muitos-cargos-para-barrar-cpmi-do-8-de-janeiro/

Ministro de Lula consegue eleger esposa para cargo vitalício com salário de R$41.000 Reais no Tribunal de Contas da Bahia.

https://jornalpublicidade.com.br/ministro-de-lula-consegue-eleger-esposa-para-cargo-vitalicio-com-salario-de-r41-000-reais-no-tribunal-de-contas-da-bahia/

Almirante Garnier, ex-comandante da Marinha, já visto como símbolo de resistência contra a esquerda comunista brasileira.

https://jornalpublicidade.com.br/almirante-garnier-ex-comandante-da-marinha-ja-visto-como-simbolo-de-resistencia-contra-a-esquerda-comunista-brasileira/

Vem aí a “nova” Lei Rouanet, BEM mais generosa e liberal

https://jornalpublicidade.com.br/vem-ai-a-nova-lei-rouanet-bem-mais-generosa-e-liberal/

Em áudio vazado por subordinados, Comandante do Exército agrada Lula e Moraes afirmando que não houve fraude nas eleições. Ouça o áudio.

https://jornalpublicidade.com.br/em-audio-vazado-por-subordinados-comandante-do-exercito-agrada-lula-e-moraes-afirmando-que-nao-houve-fraude-nas-eleicoes-ouca-o-audio/

Tristes Tempos – Militares do Exército são flagrados em ato sexual no meio da mata, em plena Missão. Veja vídeo.

https://jornalpublicidade.com.br/tristes-tempos-militares-do-exercito-sao-flagrados-em-ato-sexual-no-meio-da-mata-em-plena-missao-veja-video/

Obediência – Comando do Exército não vai divulgar “Ordem do Dia” de 31 de março que celebra implantação do Regime Militar.

https://jornalpublicidade.com.br/obediencia-comando-do-exercito-nao-vai-divulgar-ordem-do-dia-de-31-de-marco-que-celebra-implantacao-do-regime-militar/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *