EXÉRCITO DE CAXIAS – Novo comandante foi indicação de Alexandre de Moraes.

Troca de comandante do Exército é publicada no Diário Oficial da União

O novo comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, foi indicado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao então governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro, às vésperas do anúncio do petista dos novos comandantes das Forças Armadas, conforme informaram fontes do Governo e de Tribunais superiores.

Paiva era o Comandante Militar do Sudeste. Ele chegou em 2019 ao posto de general de Exército, o mais alto porto da carreira, passando a integrar o Alto Comando da Força.

Na quarta-feira (18), durante uma cerimônia no Quartel-General Integrado, em São Paulo, o escolhido para substituir Arruda no comando do Exército disse que o resultado das urnas deve ser respeitado. O general afirmou que “não interessa quem está no comando, a gente vai cumprir a missão do mesmo jeito”.

Foi a primeira manifestação pública de um Comandante Militar desde os atos em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de respeitar o resultado da urna”, disse.

Paiva afirmou, ainda, que “não interessa quem está no comando, a gente vai cumprir a missão do mesmo jeito”. “Em que pese o turbilhão, o terremoto, o tsunami, nós vamos continuar íntegros, coesos e respeitosos e vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas”, ressaltou.

Quando a gente vota, tem que respeitar o resultado da urna. Não interessa. Tem que respeitar. É isso que se faz. Essa é a convicção que a gente tem que ter. Mesmo que a gente não goste”, disse. “Nem sempre a gente gosta. Nem sempre é o que a gente queria. Não interessa. Esse é o papel de quem é instituição de Estado. Instituição que respeita os valores da pátria, como de Estado.” As informações são da CNN.

Já sob o novo comando, há indícios fortes de insatisfação das declarações do novo comandante, não somente pelos apoiadores do ex-presidente; como também em uma parcela significativa da tropa, incluindo oficiais superiores (Coronel, Tenente-Coronel e Major) oficiais intermediários (Capitães), Oficiais Subalternos (Primeiro Tenente e Segundo Tenente), e de uma forma praticamente unânime, as praças (Sub Tenentes, Sargentos, Cabos e Soldados).

Na década de 1920, houve no Brasil o Movimento Tenentista, mostrando que há precedência no país de militares insatisfeitos com os rumos políticos do país.

Já existem especialistas em áreas militares afirmando a grande necessidade do controle da tropa, pois a possibilidade de um “motim”, iniciando no Exército Brasileiro, pela interpretação do alinhamento do novo comando a um governo socialista, não é descartada. 

Edição: Ronaldo Ribeiro

Fonte: “CNN e Folha Destra

Últimas notícias mais lidas.

Governo cria Secretaria LGBTQIA+ e lança o “mês da visibilidade trans’

https://jornalpublicidade.com.br/governo-cria-secretaria-lgbtqia-e-lanca-o-mes-da-visibilidade-trans/

Farra na Rouanet – Governo dá 300 Mil para álbum de figurinha

https://jornalpublicidade.com.br/farra-na-rouanet-governo-da-300-mil-para-album-de-figurinha/

TETA – Claudia Raia leva 5 Milhões da Rouanet.

https://jornalpublicidade.com.br/teta-claudia-raia-leva-5-milhoes-da-rouanet/

Urgente: Lewandowski acaba de negar “Habeas Corpus” para evitar prisão de Bolsonaro

https://jornalpublicidade.com.br/urgente-lewandowski-acaba-de-negar-habeas-corpus-para-evitar-prisao-de-bolsonaro/

Urgente: MPF acata denúncia-crime contra Comandante do Exército. General pode ser preso.

https://jornalpublicidade.com.br/urgente-mpf-acata-denuncia-crime-contra-comandante-do-exercito-general-pode-ser-preso/

GENEBRA – Brasil se retira do Pacto Internacional contra o Aborto.

https://jornalpublicidade.com.br/genebra-brasil-se-retira-do-pacto-internacional-contra-o-aborto/

Presidente NÃO quer CPI para investigar os responsáveis pelos protestos em Brasília.

https://jornalpublicidade.com.br/presidente-nao-quer-cpi-para-investigar-os-responsaveis-pelos-protestos-em-brasilia/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *