Documentos da investigação que miram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), familiares e seus ex-assessores mostram que uma série de quebras de sigilo determinadas por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), expôs a rotina e detalhes do gabinete presidencial.
Uma quebra ordenada ainda em 2021 permitiu à Polícia Federal acessar a nuvem em que eram armazenadas todas as conversas do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente.
As mensagens, às quais a Folha teve acesso em parte, mostram detalhes da rotina da Presidência e diálogos entre assessores abordando desde assuntos corriqueiros, como escalas de horário de servidores.
A partir de acesso às conversas de Mauro Cid, a PF teve ao menos outras cinco autorizações de Moraes para quebra de sigilos bancário, telemático e fiscal de pelo menos 13 pessoas e de uma empresa —incluindo três assessores de Bolsonaro e duas assessoras da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
NO PERÍODO, A CORPORAÇÃO DISSE HAVER DÚVIDA E ATÉ O MOMENTO NÃO CHEGOU A NENHUMA CONCLUSÃO, MESMO COM CONVERSAS E CONTAS ABERTAS.
Na parte dos dados bancários, Moraes chegou a autorizar em alguns casos o acesso a informações de 2018, período anterior ao governo Bolsonaro —encerrado em dezembro de 2022.
Edição: Ronaldo Ribeiro
Fonte: “Terra Brasil Notícias / Folha de São Paulo”
Nosso Grupo do Whats:
https://chat.whatsapp.com/GD9E7E1uH5mDfjsUnhANat
Últimas notícias mais lidas.
Preso não pode mais ser chamado de “condenado” e nem de “ex-presidiário”, quando solto. É ofensivo.
Apropriação Indébita – PT usa Zé Gotinha para pedir dinheiro e novos filiados.
ONU pede descriminalização da pedofilia, uso de drogas, aborto e prostituição.
Livro revela “quem é Janja” e o perigo da influência dela sobre Lula e o risco institucional para o país.
Lula prioriza relações diplomáticas com Cuba, enquanto se afasta dos americanos.
URGENTE: “Plantaram” um registro de vacinação de Bolsonaro em SP, mas esqueceram no registro o e-mail do Lula.
GRAVÍSSIMO: Deputado português denuncia que foi ameaçado com arma por comitiva de Lula dentro do parlamento de Portugal.
Jogando contra: Lula diz NOVAMENTE que é melhor investir na Espanha do que no Brasil.